Sabão ou detergente? Descubra qual a melhor opção na hora de lavar louça

Você já teve dúvidas na hora de lavar a louça, se questionando entre detergente e sabão, qual seria a melhor aposta? Em entrevista ao UOL, Watson Loh, professor do Instituto de Química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) explicou que a diferença entre esses dois produtos deve-se a suas respectivas estruturas moleculares. “Ainda assim o funcionamento dele é praticamente o mesmo: remover a gordura”, afirmou o especialista em entrevista ao veículo. 

Ambos cumprem bem a função principal de desengordurar, visto que, fazem o meio de campo entre as moléculas de água, polares, e de gordura, apolares e hidrofóbicas (substância que não absorve a água). No entanto, existem alguns fatores que podem fazer com que sua escolha tenda mais para um do que para outro, levando em conta os seguintes fatores: impacto ambiental e reação junto a agentes como cálcio, magnésio e ferro. 

Afinal, sabão ou detergente? 

De acordo com Adauto Lorenzini, professor de química do cursinho da Poli, se pensar em impacto ambiental, a melhor escolha seria o sabão em barra por ser uma opção biodegradável. “Em contrapartida, nem todos os detergentes são benéficos ao ecossistema. Alguns deles possuem fosfato, substância que, uma vez na água de rios e lagos, aumenta a população de algas, reduzindo o oxigênio e provocando a morte de peixes”, acrescenta Lorenzini. 

Outra desvantagem do sabão, em comparação com o detergente é que este primeiro não consegue desempenhar bem na presença de cálcio, ferro e magnésio. “Quando tenho que lavar minha mão cheia de giz, por exemplo, tenho que recorrer ao detergente. Se for usar o sabão vai virar uma pasta de sujeira”, alerta o químico, que diz que casos assim são raros, mas devem ser levados em consideração”, aponta o professor. 

Quanto mais espuma, mais limpeza. Mito ou verdade? 

Mito. O excesso de espuma não é sinônimo de maior limpeza para os pratos. “O importante é certificar-se de que ter esfregado bem o produto em toda a área da louça engordurada. Uma fina camada já é suficiente”, ressalta Loh. “O abuso na quantidade de produto torna o enxágue mais trabalhoso. Ou, na pior das hipóteses, vai fazer com que beba água com sabão ou coma em pratos com resquícios de detergente”, complementa. O professor da Unicamp. 

Outra dica valiosa para a hora de lavar a louça é começar pelas menos engorduradas – como copos e talheres – deixando panelas e pratos para o final. Desta forma, é possível evitar que a gordura retirada de um recipiente acabe passando para outro.  
Por fim, vale ressaltar também que se você optar por uma panela com antiaderente, seu processo de lavar louça se tornará muito mais simples e prático – independente de optar por sabão ou detergente. Sendo assim, vale a pena conhecer e apostar na linha Limpa Fácil da Rochedo, na qual os itens contam com a exclusiva Base Limpa Fácil, que torna a hora de lavar muito mais simples: CLIQUE AQUI E CONHEÇA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA DICAS EXCLUSIVAS E NOVIDADES POR EMAIL