Quer arrasar na confeitaria? Conheça as principais opções de formas para bolo

Você se lembra da época em que a profissão “boleira” era super desvalorizada? Ainda bem que a humanidade evolui e que a gourmetização de diversas atividades, produtos e serviços é uma realidade. 

Assim, a confeitaria passou a ser vista com outros olhos, e as empresas do ramo de utensílios domésticos, sempre atentas às tendências do mercado, conseguiram enxergar uma oportunidade: a produção de formas com modelos variados e a partir de inúmeros materiais para suprir a demanda de quem resolveu empreender na área.

E tem para todos os gostos e públicos: daquela pessoa que está arriscando os primeiros passos na profissão à que já trabalha em meio a pães de ló e ganaches há algum tempo – e até mesmo para quem só quer garantir o bolo do café da tarde ou do aniversário em família. E aí, quer explorar esse universo de possibilidades? Dá só uma olhada nas dicas que preparamos para você!

Defina o tamanho e o formato

Agora que você decidiu botar – literalmente – a mão na massa, precisa ter em mente que saber as dimensões da assadeira pretendida é fator essencial.

Para escolher o recipiente mais adequado nesse sentido, considere duas coisas: o tamanho do bolo que deseja preparar e o fato de que a mistura deve atingir, no máximo, até 2/3 do total da forma – para que, no momento do crescimento, a massa não escorra e suje o seu forno. E para calcular esse valor, a conta é bem simples: converta todos os ingredientes em ml e some-os, resultando na quantidade de xícaras da mistura crua que cabem ali.

Vale ressaltar que a capacidade de cada recipiente pode variar de acordo com seu formato. As assadeiras redondas, por exemplo, costumam ter de 20 a 26 cm de diâmetro e 6 ou 7 cm de altura. As quadradas ou retangulares, por sua vez, vão de 18 a 30 cm de largura e de 27 a 40 cm de comprimento. 

Caso a sua intenção seja assar bolos grandes, vale a dica: modelos maiores necessitam de um difusor de calor que, colocado na forma, faz com que o preparo asse por inteiro – evitando partes cruas ou queimadas. Outra opção para que a quentura atinja o bolo igualmente é utilizar opções com um furo no meio – muito comuns na produção de pudins, por exemplo.

Invista, também, no modelo com fundo removível. Essa característica é uma “mão na roda” na hora de desenformar. Basta destravar o aro lateral e retirar o bolo da base sem sufoco. O ponto negativo fica por conta do seu valor, já que essa opção costuma ser mais cara do que as demais.

Escolha bem o material

Você já parou para pensar na influência do material da assadeira no resultado do seu preparo? Conheça as principais opções disponíveis e entenda suas especificidades para não ficar perdido nem parado por horas em frente às prateleiras do supermercado.

Alumínio

Todo mundo tem uma forma de alumínio em casa, né? O produto feito desse material precisa de atenção redobrada na hora de untar – isso para que o bolo possa ser desenformado à perfeição, já que esse tipo de recipiente não possui tecnologia antiaderente. Por outro lado, ele garante que sua massa será assada por igual, justamente por ser um excelente condutor térmico. Outro benefício é sua longa durabilidade.

Silicone

Ela é a queridinha dos profissionais de confeitaria. Versáteis, as formas de silicone resistem a temperaturas quentes e frias, podendo ser utilizadas no forno ou no congelador. Além disso, há outras duas vantagens relacionadas ao material: a infinidade de modelos e a praticidade na limpeza. O ponto negativo é que as massas levam um tempo maior para assar.

Teflon

Quer uma forma antiaderente? Opte por aquelas que possuem revestimento em teflon. O produto apresenta um dos mais baixos coeficientes de atrito comparados aos outros materiais sólidos, fazendo com que a mistura não grude no recipiente. Por outro lado, é necessário atentar-se aos utensílios utilizados diretamente sobre ele, já que garfos, facas e colheres de metal podem riscá-lo com facilidade. Para evitar problemas, tenha à mão peças de silicone.

E aí, viu como é simples escolher a forma ideal? Agora que você já está por dentro dos principais detalhes sobre o assunto, temos a desculpa perfeita para você estrear com muito mais conhecimento de causa a sua Rochedo Celebra – que tem dupla camada de alumínio e colchão de ar isolante para controlar a temperatura; então, clique no link, separe os ingredientes e boa receita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA DICAS EXCLUSIVAS E NOVIDADES POR EMAIL