4 mitos e verdades sobre os cuidados com as suas panelas

Veja se você concorda: após passar meses cobiçando aquele incrível jogo de panelas – e comprá-lo com muito esforço –, tudo o que a gente espera é que ele dure pelos próximos anos, certo? E é inegável que, para que esse objetivo seja alcançado com sucesso, grande parte da responsabilidade fica por conta da empresa que produziu as peças, que deve utilizar maquinário e matérias-primas de primeira linha para garantir um resultado final insuperável.

Mas você sabia que não basta contar com a sorte e com a capacidade das marcas de oferecerem artigos impecáveis? Sabia que muito do que nós fazemos (ou deixamos de fazer) interfere na vida útil desses produtos? Acompanhe o texto a seguir e aprenda a identificar alguns mitos e verdades sobre o assunto – tudo para que você consiga oferecer às suas companheiras de fogão todo o amor e o carinho que elas merecem, preservando-as ao seu lado por muito mais tempo.

Aquecer a panela vazia pode deteriorá-la

Verdade. Se você tem o costume de colocar a frigideira sobre a chama antes de adicionar óleo ou manteiga, por exemplo, saiba que essa prática carrega dois problemas: o desgaste do material da panela e a liberação de toxinas na comida. Por isso, esteja sempre atento a esse detalhe para não ter dores de cabeça.

Colocar a panela de pressão sob a torneira é uma ótima opção para abri-la com segurança

Mito. Apesar de muitas pessoas utilizarem a técnica de resfriamento, na tentativa de agilizar os processos na cozinha, o risco de danificar o recipiente e seus componentes é grande. Esse perigo se deve ao choque térmico que a panela sofre, resultando em deformações na sua superfície, na válvula e na borracha, por exemplo. O indicado é deixar que a peça vá perdendo a quentura naturalmente.

É possível utilizar sabonete na limpeza das panelas

Verdade – por mais incrível que isso possa parecer. Vale frisar, no entanto, que o ideal é evitar os esfoliantes e optar pelo sabonete neutro e cremoso. Para fazer a higienização de panelas queimadas, por exemplo, basta lavá-la normalmente, retirando os excessos, e, em seguida, limpá-la com o sabonete e a parte macia da esponja. Esse método fará com que o queimado se solte mais facilmente, e você não precisará esfregar a panela bruscamente, com riscos de deixá-la marcada; além de garantir aquele brilho incrível.

Panelas antiaderentes não demandam cuidados especiais

Mito. Antes de utilizar a sua peça pela primeira vez, é necessário realizar a “cura” – procedimento que potencializa a proteção e a durabilidade da camada antiaderente. A técnica é indispensável para quem deseja prolongar a vida útil de panelas com essa tecnologia. Detalhamos todo o processo em outro artigo, que você pode conferir clicando aqui.

Aliás, falando em antiaderência…Você já conhece a Frigideira Wok Viva Rochedo? O produto possui esse tipo de revestimento nas partes interna e externa, além de indicador de temperatura – o Thermo-Sinal – que muda de cor quando a panela atinge a temperatura ideal para iniciar o preparo. Sem contar que a decoração é ultrarresistente às manchas causadas pela chama do fogão: https://www.instagram.com/p/B9O9xfYAx9a/?igshid=1ilnemhb0hozk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA DICAS EXCLUSIVAS E NOVIDADES POR EMAIL