Tapioqueira, Paelleira e Cuscuzeira são exemplos de nomes um tanto quanto intuitivos para as indicações de uso de uma panela, certo? Mas isso não se aplica, nem de longe, a todas as receitas. Entre os materiais mais utilizados na fabricação do utensílio que é carro chefe de qualquer cozinha estão: alumínio, antiaderente, vidro e aço inox.
Agora, será que você saberia qual panela, feita destes materiais, seria a melhor escolha para preparar sua comida? Pensando em auxiliá-lo nesse momento, selecionamos as principais indicações de receitas para serem feitas em algumas das panelas mais indicadas para se ter em casa. Confira:
Panelas de alumínio: opções leves, práticas e que distribuem bem o calor. São excelentes escolhas na hora de preparar frituras por imersão, e, além disso, douram muito bem as carnes. Bateu aquela vontade de fazer um filé mignon refogado? Essa é a opção certa de panela e aqui temos uma sugestão de receita simples e deliciosa para fazer em casa:
1 – Em uma panela de alumínio, derreta a margarina;
2 – Refogue a cebola até dourar;
3 – Acrescente o filé mignon cortado em cubinhos;
4 – Refogue mais um pouco até soltar o seu suco (por cerca de 5 minutos);
5 – Em seguida, junte o tomate cortado em cubos e tempere a gosto;
Panelas antiaderentes: são essenciais em qualquer cozinha. Trata-se de utensílios fáceis de lavar, visto que a função antiaderente impede que os alimentos grudem na superfície, de fácil manuseio e aquecimento rápido. No entanto, com o tempo, o antiaderente se desgasta e se faz necessário realizar o processo de cura (espalhar óleo na panela, levá-la ao fogo baixo e deixar lá por cerca de 2 a 3 minutos) para torná-lo mais eficaz novamente – ideal que se realize antes do primeiro uso também.
As frigideiras antiaderentes, por exemplo, são excelentes opções para quem busca fritar um frango e/ou preparar aquele omelete caprichado pela manhã. Aliás, pensando nessa última opção, temos aqui uma receita prática e que pode se tornar uma de suas favoritas para o café da manhã:
1- Em um recipiente, bata os ovos inteiros até espumarem;
2- Tempere com sal, pimenta e salsa;
3- Leve sua frigideira antiaderente ao fogo;
4- Derrame os ovos de forma que tome o fundo da frigideira;
5- Deixe fritar em fogo brando;
6- Levante as bordas com o auxílio de uma espátula e vá enrolando até que fique dourado;
7- Retire para uma travessa e sirva bem quente;
Panelas de vidro: estas são fáceis de limpar, evitam desperdício de alimento e não pegam gosto ou cheiro. Por outro lado, são mais frágeis – afinal, o vidro quebra com facilidade.
Agora, quais receitas são ideais para serem preparadas nesse tipo de panela? Alimentos no vapor. Por se tratar de um utensílio transparente, é possível ver quando a água seca, e assim não é necessário abrir a tampa, o que interfere no cozimento. Pensando nessa funcionalidade, separamos uma receita saborosa de legumes no vapor, que promete agradar a você e toda a sua família:
1- Em sua panela de vidro, coloque 1 copo de água, cerca de 200ml, e tempere com 1 dente de alho inteiro e amassado com o cabo da faca, 1 folha de louro e uma pitada de sal;
2- Coloque primeiro os legumes com tempo de cozimento maior, como a cenoura, a batata e a batata doce. Sobre eles coloque a batata baroa/mandioquinha, abobrinha, a cebola e as vagens;
3- Tempere com sal a gosto e tampe a panela. Fogo alto até começar a ferver e durante o cozimento fogo baixo;
4- Depois que a água começar a ferver espere cerca de 10 minutos para os legumes estarem cozidos;
5- Desligue o fogo. Sirva no prato, colocando um pouco de cada legume com 2 a 3 colheres de sopa da água do cozimento;
6- Tempere com azeite, gotinhas de vinagre e pimenta do reino a gosto. Experimente o sal e se necessário for acrescente mais;
Panela de aço inox: por não oxidarem, são consideradas “eternas”. Trata-se de um tipo de panela que, além de sua beleza, apresenta enorme durabilidade. No que diz respeito ao preparo de alimentos, estas não são as melhores opções para frituras, por exemplo, porque aquecem demais, podendo queimar a comida e as mãos. Agora, para cozidos, caldos, refogados e cozimentos de massas, são ideais.
Pensando nisso, que tal experimentar um caldo verde feito da forma mais prática e rápida possível? A seguinte receita certamente irá auxiliá-lo nesta missão:
1- Cozinhe a batata na água com os cubos de caldo de carne até amaciar;
2- Reserve o caldo e passe a batata pelo espremedor;
3- Refogue a cebola no azeite, junte o caldo, o purê e a linguiça e espere ferver, mexendo de vez em quando para não grudar. Se estiver muito espesso, acrescente um pouco de água;
4- Agregue a couve e mantenha no fogo só o tempo de ela murchar (cerca de 3 minutos). Ajuste o sal e salpique salsa e pimenta-do-reino a gosto. Sirva polvilhado com o bacon;
Gostou das nossas dicas? Bom, independente da sua escolha, vale reforçar que se tem uma panela que é indispensável na sua cozinha, pela versatilidade, é a antiaderente. Confira algumas opções da Rochedo que possuem essa funcionalidade: https://www.instagram.com/p/CJGdcushgv2/